Dificuldades ou transtornos de aprendizagem são situações momentâneas na vida do aluno.Apresenta-se como um transtorno simples , transitório e não patológico, mas decorrentes de determinantes sociais e/ou psicológicos.
De acordo com a CID – 10: organizado pela Organização Mundial de Saúde - OMS/1992, transtornos de aprendizagem podem ser definidos como...
..."grupos de transtornos manifestados por comprometimentos específicos e significativos no aprendizado de habilidades escolares. Estes comprometimentos no aprendizado não são resultados diretos de outros transtornos (tais como retardo mental, déficits neurológicos grosseiros, problemas visuais ou auditivos não corrigidos ou perturbações emocionais) embora eles possam ocorrer simultaneamente em tais condições"... (1993, p. 237)
O aluno com dificuldades de aprendizagem pode encontrar-se com vários anos de atraso em seu aprendizado relação a outra criança de mesma idade e série. Quem apresenta este tipo de limitação não consegue sucesso em seu processo educacional, à medida que não dispõem das condições essenciais à apropriação dos conhecimentos propostos pela proposta pedagógica escolar. Desse modo acarreta comprometimento em termos de aproveitamento e/ou aprendizagem.Assim, são considerados limitados ou incapazes.Sob este aspecto, Edler(2008,p. 95) sumaria:
Aqueles que apresentam dificuldades na aprendizagem com ou sem deficiência ,acabam ficando a margem do processo , pois seus resultados diferem[...] por não apresentarem os resultados considerados desejáveis , são relegados a espaços segregados e segregadores, não só em classes especiais , como no interior das próprias salas de ensino comum.
A escola sempre privelegiou o rendimento escolar e atividades de aprendizagem baseadas na homogeneidade das turmas. Desse modo, desconsidera a diversidade existente no interior da escola, enquanto (re) produz a exclusão no interior da escola.
FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM
- trantornos emocionais;
- fator psicomotor e social;
- fator sócio- afetivo;
- desnutrição grave;
- hiperatividade;
- baixa auto-estima;
- ausencia de interação professor/ aluno.
ALGUNS SINTOMAS DA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
- dificuldade a leitura;
- lentidão nas atividades;
- dificuldade em assimilar conteúdos;
- desprazer pelas dificuldades escolares;
- dificuldade de atenção, concentração, e memorização;
- dificuldade no desenvolvimento do raciocínio lógico- matemático;
- dificuldade na ordenação e estruturação do pensamento;
- dificuldade em expor suas idéias com clareza e ordenação do pensamento(oralidade)
COMO TRABALHAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?
- trabalhar o desenvolvimento emocional da criança;
- estimular a auto-estima de criança;
- trabalhar em parceria com a família;
- promover a exploração da área sensorial da criança;
associa o trabalho pedagógico a uma idade anterior, adequado à idade cronológica da criança;
atividades de leitura modulado de acordo com um nível etário anterior, suscitando o interesse da criança.
CLASSIFICAÇÃO DOS TRANSTORNOS( DIFICULDADES) DE APRENDIZAGEM:
Dislexia
Disgrafia
Discalculia
Disortografia
Disartria
TDAH
DISLEXIA (distúrbio de leitura) A dislexia é uma perturbação manifestada pela dificuldade de aprender a ler, a despeito do ensino convencional, da inteligência adequada e da oportunidade sócio-cultural.Normalmente detectado na alfabetização,período no qual a criança inicia o processo de leitura e escrita de textos.Este distúrbio, pode ser precocemente pois a criança manifesta desde pequena sintomas como:
demora em aprender a segurar a colher para comer sozinho, a fazer laço no cadarço do sapato,pegar e chutar bola;
Atraso na locomoção;
Atraso na aquisição da linguagem;
Dificuldade na aprendizagem das letras,etc.
Cerca de 10% da população infantil apresenta este distúrbio.
Estudos sugerem que cerca de 25% a 40% das crianças com distúrbios de aprendizagem aparentemente herdaram um tipo de sistema nervoso vulnerável a esse problema.
Ocorre mais em meninos do que em meninas.
Outras pesquisas sugerem que a dislexia é provocada por problemas cerebrais ligados à visão e, provavelmente à audição e ao tato.
•A criança disléxica pode ter dificuldade de definir a posição e a forma do que vê (ela percebe as letras ao contrário ou giradas).
•Além dos distúrbios próprios da dislexia, as crianças podem apresentar problemas na linguagem, como o retardo no seu desenvolvimento e a dificuldade na articulação das palavras.
•Um problema freqüente é o ligado à “figura-fundo”, a dificuldade de focalizar a figura importante entre todas as outras entradas visuais no ambiente.
•A criança disléxica pula palavras e até linhas.
"Assim como João, inúmeras outras crianças, como bom nível intelectual, são incapazes de utilizar adequadamente alguns instrumentos básicos de comunicação, como a leitura, a escrita, a interpretação de textos ou o aprendizado de uma 2ª língua, sendo muitas vezes totalmente desmotivadas pelo baixo desempenho na vida escolar."- trecho do livro João, preste atenção!
faça o download grátis do livro no endereço http://www.dislexia.org.br/material/materiais/materiais_livros.html