8 de jan. de 2009

Inclusão: o que eu tenho a ver com isso?



A inclusão configura-se como paradigma de repercussão mundial que se intensificou a partir da Conferência Mundial de Educação para todos (1990) e vem se afirmando em documentos e legislações, nacionais e internacionais que defendem a implementação de políticas educacionais públicas que atendam aos princípios do direito à diversidade, à acessibilidade e a eliminação das barreiras que se interpõem no processo de ensino- aprendizagem e provoca a exclusão de milhares de alunos.
A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2007), desenvolvida pelo MEC/SEESP, ratifica essa luta pela inclusão e busca fortalecer a construção de políticas públicas e a construção de sistemas educacionais inclusivos promotores de uma educação de qualidade para TODOS, à medida que a inclusão não está direcionada, exclusivamente, para os sujeitos portadores de necessidades educacionais especiais. A inclusão se destina a promover uma educação de qualidade para todos os que, por algum distúrbio ou dificuldade, estão excluídos do processo de aprendizagem.
Diante desta realidade, para que esse movimento se concretize com sucesso, será necessário uma reestruturação dos sistemas de ensino, dos currículos escolares, das práticas educativas e das nossas posturas, enquanto educadores, para que se rompa com os antigos paradigmas que defendem a concepção de práticas homogeneizadoras e promova a equalização de oportunidades e possibilite o acesso e permanência aos sistemas de ensino regular de todos os educandos, independente de suas condições físicas, psíquicas,sociais, lingüísticas,etc.
É nesta perspectiva, que nós, educadores, temos tudo a ver com a inclusão, pois precisamos rever nossas práticas pedagógicas, com o intuito de proporcionarmos aos nossos alunos uma educação mais humana e mais significativa que favoreça a promoção da aprendizagem, do desenvolvimento e da valorização da diversidade enquanto condições salutares para atender as necessidades educacionais de TODOS os nossos educandos.
PINHEIRO, Genilda M. de O.

Um comentário:

  1. excelente texto.Realmente, a inclusão é um paradigma do qual não podemos fugir.Assim, só nos resta buscar estratégias e ações afirmativas para que este paradigma se concretize com sucesso.
    dami

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