18 de fev. de 2009

Atribições do professor da sala de recursos




  • Desenvolver os processos mentais superiores;sócio-afetivo,emocional,etc.
  • Preparar material específico para uso dos alunos na sala de recursos;
  • Orientar a elaboração de materiais didático- padagógicos que possam ser utilizados pelos alunos nas classes comuns do ensino regular;
  • Indicar e orientar o uso de equipamentos e materiais específicos e de outros recursos existentes na família e na comunidade;
  • Realizar apoio pedagógico ao aluno com deficiência;
  • Interagir com o contexto da sala de aula regular, a fim de conhecer e favorecer as relações do aluno com deficiência com os diferentes conhecimentos,professores e colegas;
  • Desenvolver estratégias que fortaleçam os vínculos entre pais e escola, a fim de conhecer a realidade do aluno com deficiência e envolver a família no processo inclusivo de seu filho;
  • Participar do processo de identificação e tomada de decisões acerca do atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos;
  • Mediar a sensibilização dos atores envolvidos no processo de inclusão, proporcionando reflexões, suporte teórico-prático e vislumbrar alternativas de intervenções pedagógicas frente aos alunos com deficiência;
  • Elaborar planejamento individual,com metodologia e estratégias diversificadas, organizando-o de forma a atender as intervenções pedagógicas sugeridas na avaliação de ingressoe/ou relatório semestral;

obs.: O planejamento pedagógico deve ser organizado e sempre que necessário reorganizado de acordo com:

  1. Os interesses,necessidades e dificuldades específicas de cada aluno;
  2. As áreas de desenvolvimento(cognitiva, motora,sócio-afetiv, emocional);
  3. Os conteúdos didáticos-pedagógicos defasados dos anos iniciais, principalmente portugues e matemática.

Perfil do professor da sala de recursos multifuncionais

O professor da sala de recursos multifuncionais deverá ter curso de graduação, pós-graduação e ou formação continuada que o habilite para atuar em áreas da educação especial para o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos.

A formação docente, de acordo com sua área especifica, deve desenvolver conhecimentos acerca de:

(Comunicação Aumentativa e Alternativa, Sistema BraiIIe , Orientação e Mobilidade, Soroban, Ensino da Língua Brasileira de Sinais - libras, Ensino de Língua Portuguesa para Surdos, Atividades de Vida Diária, Atividades Cognitivas, Aprofundamento e Enriquecimento Curricular, Estimulação Precoce, entre outros)

BRASIL,2006.

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