Plano de Atendimento Educacional Especializado – AEE
Deficiência: Autismo
Professores: Genilda Maria de Oliveira Pinheiro, Sandra Praxedes Pereira, João Vieira da Silva.
Nome do Aluno: Leandro
Necessidades do Aluno:
Leandro é uma criança de 6 anos de idade, matriculada em uma escola pública, cursando o 1º ano do Ensino Fundamental. O referido aluno é autista. No ambiente escolar ele alterna dias tranquilos com dias agitados, nos quais permanece por algum tempo gritando, se debatendo ou chorando baixinho com as mãos nos ouvidos.
O referido aluno não se comunica com ninguém, devido a esse fato não comunica suas necessidades, é dependente de cuidados de outras pessoas. Mantém apego a alguns objetos que comumente traz de casa, como rodas de carrinho e tiras de papel, que às vezes permanece manuseando-os de forma repetitiva, alheio ao que acontece a sua volta. Leandro não interage e não brinca com ninguém nem com brinquedos. Quando necessita mudar de ambiente, nem sempre aceita com tranquilidade. Às vezes se retira abruptamente da sala de aula, dirigindo-se à porta da biblioteca, onde permanece por algum tempo, mesmo que esteja fechada.
Objetivos do Plano:
Objetivo Geral:
· Oportunizar ao educando a aquisição e desenvolvimento das funções do desenvolvimento: comunicação, interação social, linguagem, etc., possibilitando um desenvolvimento integral e autônomo.
Objetivos Específicos:
· Desenvolver a comunicação e a interação;
· Ampliar as estruturas gramaticais e a linguagem receptiva e expressiva;
· Aprimorar a cognição social;
· Desenvolver aspectos referentes à Função Executiva (capacidade de antecipar, planificar, controlar impulsos, inibir respostas inadequadas, flexibilidade estratégica de pensamento e ação);
· Adquirir autonomia, a reciprocidade social;
· Aprimorar as funções mentais superiores (atenção, concentração, percepção, memória, etc.);
Organização do Atendimento:
Período de Atendimento: Bimestral (de julho a setembro)
Frequência: três vezes na semana
Tempo de atendimento: 60 minutos ( em cada atendimento)
Composição do Atendimento: individual
Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno:
- Conversas informativas dirigidas individualmente e coletivamente;
-Uso de técnicas de comunicação aumentativa e alternativa (PECS),
- Jogos e brincadeiras que estimulam a integração, a coordenação motora global, a motricidade, etc.
- Atividades com recursos concretos de apoio físico e visual, quebra-cabeça, palavras associadas ao objeto, figura, etc.;
- Brincadeiras de pega-pega;
- Jogos de simbolização, faz - de-conta, de imitação;
- Avental do corpo humano;
- Uso de fantoches, sucatas;
- Terapias com psicólogos e Terapeutas ocupacionais;
-Uso da informática acessível para estimular a escrita e a comunicação;
- Atividades da vida diária com objetos concretos, figuras, cartões, etc.;
- Atividades de desenho, pintura livre, recorte, colagem, modelagem, etc.;
- Atividades de pré- alfabetização e alfabetização;
-Atividades para desenvolver Noções de Quantidade; direção, lateralidade, discriminação visual;
Seleção de materiais a serem produzidos para o aluno:
Cartões, pranchas e pastas de comunicação aumentativa e alternativa;
Caderno ou agenda com fotos das atividades diárias para servir de apoio e estimular a organização e a memorização;
Preparação de cartões, contendo figuras variadas de pessoas praticando ações e com figuras de objetos.
Avental de comunicação;
Álbum de fotografias da família, amigos, colegas;
Letras móveis, números, etc.;
Jogos variados: quebra-cabeças, jogos de ordenação, jogo das cores
Adequação de materiais para atender às necessidades do aluno:
- Pranchas de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras;
Equipamentos e materiais a serem Adquiridos:
-Brinquedoteca;
- Recursos de informática acessível, Software com símbolos gráficos, software de pranchas dinâmicas no qual o computador se transforma em ferramenta de voz;
- Software editor de textos com símbolos gráficos e retorno de voz;
- Pranchas de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras;
-Alfabetos móveis de vários tamanhos e materiais;
-Jogos com diferentes materiais e tamanhos;
Parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais:
Profissionais de saúde:
Psicólogo,
Neurologista e/ou psiquiatra,
Fonoaudiólogo;
Terapeuta Ocupacional;
Psicopedagogo.
Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e equipamentos:
Professor da sala de aula;
Professor de educação física;
Equipe pedagógica: diretor, supervisor, orientador educacional, coordenador.
Colegas da turma;
Funcionários da escola.
Avaliação dos Resultados:
O referido Plano será avaliado durante toda a sua implementação mediante registro realizado na ficha individual do aluno denominada EDAE[1]( Estudo e dossiê de Avaliação Evolutiva), onde serão discriminados o uso dos serviços, recursos e estratégias utilizadas em sala de aula, na família e no AEE, descrevendo-se as dificuldades e progressos do educando considerando seu desempenho escolar, assim como as possíveis indicações para reestruturação do plano e provisão de novos recursos.
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[1] Sistema de registro para avaliação do desenvolvimento global da pessoa deficiente adaptado do DAE (Dossiê de Avaliação Evolutiva) do instituto Indianópolis.
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