11 de set. de 2010

Objetos de aprendizagem: recursos pedagógicos potencializadores de aprendizagem

Os objetos de aprendizagem alfabetização, fazenda rived e scrapbook são softwares que podem ser utilizados como recursos pedagógicos que visam potencializar o processo de ensino e aprendizagem escolar, enriquecendo o ambiente de aprendizagem, tornando-o mais interessante e significativo. Podemos utilizar os AO com todos os alunos, em todas as fases do processo de alfabetização e Ensino Fundamental I e de forma interdisciplinar, em diferentes áreas curriculares.


Convém aqui ressaltar que os OA são significativos no processo de ensino e aprendizagem de alunos deficientes, principalmente com deficiência física e intelectual, visto que pessoas com deficiência apresentam inúmeras dificuldades no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem, especialmente na fase de alfabetização e aquisição de conceitos matemáticos. É importante salientar a relevância desses softwares para se trabalhar diferentes conteúdos curriculares de forma mais dinâmica, num ambiente de aprendizagem com atividades, objetos e materiais de suporte eficazes, de modo que educandos interajam com os objetos tornando-os mais ativos no seu processo de construção do conhecimento.

Diante dessa realidade, utilizaremos o OA Alfabetização para trabalhar na disciplina de português conteúdos, conceitos e competências referentes ao processo de alfabetização, possibilitando ao educando aprimorar seus conhecimentos e progredir na aquisição da leitura e da escrita. O OA alfabetização disponibiliza atividades que contemplam os níveis de desenvolvimento estabelecidos por Emília Ferreiro e Ana Teberosky: nível pré-silábico, silábico e alfabético. Desse modo, ao realizar as tarefas o educando vai avançando de um nível para outro, construindo conhecimento à medida que vai brincando e interagindo com o software.

O OA fazenda rived propõe atividades que visam trabalhar conceitos e competências matemáticas, favorecendo o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático. Através da realização de situações básicas do trabalho no campo, trabalham-se diversos conceitos matemáticos. Nessas atividades o aluno mobiliza suas estruturas lógicas, correspondência biunívoca, ordenação, conservação do número, etc., buscando elaborar estratégias para resolução das situações-problema. Portanto, a fazenda rived pode ser utilizada com alunos do 1º ao 4º ano fundamental e com crianças com dificuldade de aprendizagem, com baixa cognição, especialmente alunos com deficiência intelectual.

Já o OA Scrapbook pode ser utilizado com todos os alunos de todas as idades, inclusive com deficientes visuais. Consiste em um software que se propõe a trabalhar diversos temas como; história pessoal, família, amigos, etc.. O educando refletirá buscando construir e decorar páginas, inserir figuras, digitar texto, construindo um álbum para cada temática abordada, trabalhando sua auto-imagem, criatividade e imaginação.

Diante da realidade ora exposta, com criatividade e propriedade o professor utilizará os OA buscando potencializar o processo de seus educandos, seja na sala de aula, na sala de informática ou na sala de recursos multifuncionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário